segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dicas: Como gerir o meu blogue?

Olá Meninas, 

Hoje vou partilhar com vocês os truques/as dicas úteis para quem tem um blogue.
Como sabem ou repararam o meu blogue, em questão, existe à cerca de um mês e meio, porém, já fui percebendo como devemos gerir um blogue para que várias pessoas o acompanhem e retribuam com opiniões.


O texto será longo mas dado o tema é compreensível. Os tópicos estão sublinhados para ter destaque, contudo, eu aconselho a lerem a descrição abaixo de cada um. 

Eu vou enumerar os aspectos que tenho em conta e que acho que contribuem para um blogue de sucesso. Eles serão apresentados aleatoriamente e vocês depois definem o que para vocês e mais importante ou prioritário.

✔ Dar um nome ao blogue que fique no ouvido e cative à primeira impressão

Um nome é sempre importante porque é aquilo que, antes de mais nada, nos define. Procurem um que seja original e vos identifique.

✔ Trabalhar no Aspecto do Blogue

O meu blog tem sido alterado ao meu gosto. Como nunca tive um blogue e nunca tinha aprendido as funcionalidades do mesmo para mim foi uma descoberta. Tudo que está feito foi por mérito próprio.
Eu aconselho-vos a pôr este aspecto em prioridade.
Penso que o design do blogue por vezes cativa mais do que os próprios assuntos abordados. 


✔ Criar um Separador para o Sobre Mim/Sobre o Blogue

É uma forma de nos apresentarmos e darmos a conhecer aquilo que achamos mais importante para este fim. 
Penso que além de acompanhar o trabalho de cada menina também é importante conhecê-la, pelo menos as coisas mais "básicas".

✔ Criar uma Página do Blogue no Facebook 

Actualmente um dos meios de divulgação mais eficientes é sem duvida o Facebook, por isso, aconselho-vos a criarem uma Página e divulgarem em grupos ligados ao tema. Se forem cuidadosas não precisam de envolver o vosso perfil pessoal. É possível partilhar apenas com a Página.
Todos os dias temos a tendência de ir ao facebook e nem sempre fazemos o mesmo com o blogue. Se essa é a nossa tendência será também a das pessoas que nos acompanham, então, a solução é mesmo publicar as novidades e cativar a vinda ao nosso blogue. 


✔ Aderir a Grupos no Facebook 

Uma das minhas grandes inspirações veio dos grupos onde me inseri. Neste momento acompanho o "Eu tenho um Blog", "Bloggers Femininas", "Partilha aqui o teu Blog!", entre outros.
Não só partilhas as tuas divulgações como também a página em si. 


✔ Pesquisas sobre certos Assuntos 

É sempre uma mais valia estarmos a par das novidades e adquirir conhecimento geral. Se surge um produto, uma nova técnica, um conceito diferente, ..., é sempre positivo obter informações sobre os mesmos e partilhar no blogue. É uma forma de te actualizares e poderes partilhar isso com os outros. 

✔ Acompanhar Blogues e Canais de Youtube 

O que aprendi maioritariamente provém dos Canais do Youtube. Já partilhei com vocês as minhas referências preferidas (link). 
Ao acompanharmos o trabalho de alguém aprendemos sempre e por vezes retiramos ideias que são úteis para o nosso blogue.
Sempre que achem oportuno e positivo comentarem ou sugerirem façam-no. É uma das formas de visitarem o vosso blogue além de que pode-se gerar diálogos onde se partilham informações e truques úteis.
Na minha opinião um blogue tem mais sucesso se trabalhar em "comunidade", isto é, o feedback dos outros é sempre uma forma de melhorarmos aquilo que aos olhos dos outros não está tão bem. 

✔ Criar uma Lista dos Blogues que Acompanham/Aconselham

Este aspecto semelhante ao anterior.
Eu uso um separador apenas para este tópico. É uma excelente forma de me organizar e de facilmente seguir e encontrar um blogue que procure.
Eu não sei como são as outras meninas mas eu acho que gostaria de ver o meu link sugerido em qualquer blogue e o mesmo se aplica aos outros.
O que nós aprendemos deve ser partilhado até porque quem não conhece os blogues, canais, vídeos, pode passar a acompanhar. 


✔ Citar sempre as fontes

Sempre que retiramos ideias ou transcrevemos algo que foi publicado devemos identificar o autor da publicação  ou vídeo. 
Nós podemos retirar ideias e dar o nosso toque pessoal e por isso, fazermos dessa publicação uma partilha nossa. Contudo o mérito não é só nosso e devemos referir isso. É uma forma de também mostrarmos o nosso agrado por uma publicação e divulgá-la. Hoje divulgamos uma publicação de outro e amanhã é divulgada a nossa.

✔ Ter folhas ou caderno onde possa anotar

As ideias por vezes surgem do nada e, no mesmo minuto em que surgem, no mesmo minuto desaparecem. Assim sendo a melhor solução é apontar e mais tarde reler.
Eu tenho uma lista de assuntos que gostaria de publicar e vou riscando à medida que os realizo. 
As anotações não servem apenas para isto. Muitas vezes eu escrevo os tópicos de uma publicação ou de um vídeo para me guiar. É mais simples e é uma forma de não perder o fio condutor. Quando nos perdemos acabamos por tornar a publicação desinteressante e vaga.

✔ Partilhar aquilo que achamos útil e interessante

Cada um de nós tem uma noção do que é importante, interessante, útil, ou não, por isso, cada publicação, à partida, é necessária.
O blogue apesar de ser feito a pensar nos outros, nos que irão visitar e acompanhar, é um trabalho nosso, com os nossos gostos, com as nossas opiniões, com a nossa "medida". 
Devemos publicar aquilo que gostamos e variar nos assuntos. Eu, pessoalmente, partilho desde opiniões de produtos, novidades no mercado, sorteios, nail's art, os Do It Yourself (Faz tu Mesmo), entre outras. 

✔ Sinceridade 

Não é bem um tópico mas acho importante num blogue. 
Se não gostamos de um produto devemos dizer e explicar os pontos negativos que encontramos. Saliento que todos nós somos diferentes e por isso, um produto pode ter opiniões distintas. 
Acho importante sermos sinceros em relação ao uso e satisfação dos produtos.

✔ Criação e Edição de Vídeos

Este aspecto é opcional mas, na minha opinião, é um grande aliado ao blogue. 
Pelo que observo nos grupos de facebook, canais de youtube e blogues, a visualização de um vídeo é mais cativante do que a leitura duma publicação. 
Quem gostar e achar importante deve investir na realização e criação de vídeos. 

✔ Textos com Boa Escrita e Vocabulário, Simples, Precisos e Resumidos

Eu sei que este post ficará extenso mas é um tema que implica um texto mais completo e descritivo. 
Por norma não devemos publicar grandes textos, à excepção dos blogues que partilham textos e pensamentos. 
A linguagem que utilizamos, resumir ideias e ser precisos no que queremos dizer é o segredo para que leiam a nossa publicação até ao fim e que seja positiva a avaliação do mesmo.
Uma outra dica é relerem tudo antes de publicarem. 


Espero que tenham gostado e vos seja útil !

Um Beijinho da Ana Isabel :)*

2 comentários:

  1. Gostei desta tua síntese, Ana.
    E até me deste umas ideias... ;)
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar